terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carpe diem

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Há dias em que tudo carece de inspiração. Então você inventa de comprar uma roupa de que não precisa, lembrar de um ex que lhe não faz falta, planejar seu futuro para os próximos mil anos.

Por mais que se apregoe por aí o epicurismo do carpe diem, convenhamos que seus sectários são pessoas, em suma, de bastante pouco talento, principalmente em perceber como suas ações do hoje -- ou o adiamento delas -- afetarão completamente sua vida amanhã, por mais incerta que esta se lhe apresente. Carpe diem virou desculpa para adiarmos nosso futuro.

Por isso também tenho a ligeira impressão de que tais pessoas estão presas num dia qualquer, e sempre no mesmo dia, ávidas por curti-lo e nunca sinalizando para algo que pareça melhorá-las, evoluí-las. Vejo os mesmos amigos de antes envolvendo-se com as mesmas pessoas ruins de antes, sofrendo as mesmas dores de antes. Mudam-se as peças, mas o jogo é o mesmo, e eu fico me perguntando o porquê de não terem aprendido com o passado. E eis que tudo é porque não há, justamente, passado nem futuro, há apenas um dia infinito que não se pensa.

E, de tanto aproveitar o dia, a noite ficou sem casa.

Um comentário:

  1. Existe um poeminha de um determinado mangá japonês chamado A Cidade Sem Ninguém (Daremo Inai Machi) que diz bem assim:

    "A cidade sem ninguém

    Nesta cidade
    Não havia ninguém
    Na cidade havia casas e janelas iluminadas
    Mas não havia ninguém nas ruas

    Olhei por uma das janelas tinha uma pessoa...
    Mas ela estava com um deles
    Olhei dentro de outra casa

    E a outra pessoa também estava com um deles

    Esta cidade é igual a todas as outras
    É divertido estar com um deles
    Mais divertido do que estar com outra pessoa
    Por isso ninguém sai mais nas ruas
    Não há mais ninguém nesta cidade

    Eu farei uma jornada
    Irei para outras cidades
    Eu queria que alguém me achasse
    Alguém só pra mim

    Mas, quando esse alguém so meu passar a gostar só de mim...
    Será a hora de nossa separação
    Ainda sim quero achar alguém só pra mim
    Pensando nisso
    Eu continuo vagando pra outra cidade sem ninguém."
    (Chobits / CLAMP)


    Não é que vá fazer você se sentir melhor. Também não é que vá fazer com que tudo melhore e por conseqüência você também. O carpe diem é uma filosofia dos que temem o futuro, e tentam se iludir para não prestar atenção que a cada dia que passa é menos um dia de vida. Sim, porque todos nós iremos morrer no final. As pessoas, pelo menos a maior parte delas, são fúteis e inúteis. Grande parte delas sequer conhecemos. Das que conhecemos, tenha certeza, não sabemos tudo. Não sabemos do que elas são capazes de fazer. E tampouco sabemos sobre nossos próprios limites. Conselho que vem de graça, vai de graça. Não vou te dar nenhum. Só me deu vontade de te dizer que eu gostaria de que você encarasse a vida com felicidade. Porque os outros são responsáveis por eles mesmos. Se você é amigo de gente que vai quebrar a cabeça, prepare seus ombros e seu colo. Não espere que sigam nossos conselhos, só se surpreenda caso sejam seguidos. Acho que na próxima vez que você olhar o céu, veja desenhos nas nuvens. E se sinta feliz.
    Carpe diem aeternum.

    ResponderExcluir

 
Se me faz despertar ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates