quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma-coisa-puxa-outra

quarta-feira, 13 de maio de 2009
O conhecimento tem lá seus labirintos deliciosos, e não raro encontramos pontes que ligam algumas figuras mitológicas da nossa civilização.


Semana retrasada vi a peça "Zoológico de Vidro", de Tennesse Williams, com Cássia Kiss no elenco. Contornando a ocasião inóspita criada pelo tempo frio, que impele as pessoas a tossir como uma orquestra insalubre e deselegante, mergulhei absorto na montagem e no delicado texto. O final arrebatou-me de todo, e eu tive de sair do teatro ostentando uma cara de quem chorou, e ainda encarando olhares de quem viu a mesma coisa que eu e que, ao me ver enxugando o rosto, se fazia a pergunta: "Por que raios ele chorou?" Ou tosse, ou se entrega! Sensibilidade não se vende na esquina. É como pedir para ir ao banheiro logo depois de escutar "eu te amo".

Enfim, saí curioso sobre outras criações daquele autor, e foi que, ainda em conversa sob a esplanada do teatro, mencionaram um filme baseado em outra peça de Tennesse Williams. "Uma Rua Chamada Pecado", com Marlon Brando no papel de Stanley, um típico homem das cavernas todo sedutor em sua voz agressiva e dominadora. Esse ator não é mito por acaso. De apenas 1,76, sua corpulência física e indumentária é impressionante, e o vigor de sua beleza é de calar várias gerações de atores de quase 1,90. Fora a interpretação, que é aquela que sangra pelos olhos de tanta paixão posta em cena.


"Hey, baby, quer um trago?"


E assim uma peça me levou a um filme, e quantas outras combinações não são assim possíveis? Mesmo uma garotinha débil pode conhecer uma música clássica (e se encantar por ela) só porque esta foi referenciada num diálogo meloso do filme "Crepúsculo", que já a levara ao livro homônimo.

As pontes, afinal, podem tanto nos conduzir a lugares sagrados quanto a zonas áridas; mesmo neste caso último, pelo caminho da aléia ainda se podem colher algumas frutinhas melhores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Se me faz despertar ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates